domingo, 29 de maio de 2011

O Desenvolvimento Cognitivo – Piaget

Jean Piaget nasceu em 1896, na Suíça, e ainda hoje é considerado o maior contribuidor para a psicologia do desenvolvimento.
Piaget afasta-se das posições extremadas do gestaltismo e do behaviorismo e supera a dicotomia inato/adquirido, ao defender uma posição interaccionista em que o sujeito é um elemento activo no processo de conhecer, construindo os seus conhecimentos pelas suas próprias acções. Assim as estruturas da inteligência são produto de uma construção contínua do sujeito em interacção com o meio.

Vamos aprofundar esta teoria:
Existem cinco conceitos-chaves na teoria piagetiana, estes são: esquema; adaptação; assimilação; acomodação e equilibração
Esquema – diz respeito às acções fundamentais do conhecimento, podendo ser físicas ou mentais. O esquema pode ser criado ou modificado por acomodação.
Adaptação – diz respeito às modificações dos comportamentos que permitem manter o equilíbrio das relações entre o organismo e o meio.
Assimilação – é a integração dos novos dados nos conhecimentos anteriores.
Acomodação – é a modificação das estruturas mentais em função das novas situações. Não pode haver acomodação sem assimilação.
Equilibração – a equilibração entre a assimilação e a acomodação permite a contínua construção da inteligência. É o mecanismo que prepara ou adequa a assimilação à acomodação e vice-versa. 


Interacção entre Conceitos

Segundo Piaget existem quatro estádios de desenvolvimento intelectual, sensório-motor, pré-operatório, das operações concretas e das operações formais, estes ocorrem sucessivamente e de ordem constante. Em baixo apresentamos uma tabela com algumas das características de cada estádio:
Estádios de Desenvolvimento



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