domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento Físico

Antes do Nascimento
Aquando da fecundação, o organismo inicia o seu desenvolvimento; é na fase até ao nascimento que se verifica o crescimento físico mais acentuado, comparativamente a todas as outras fases ao longo da vida. Todos os estádios que se verificam durante esta fase são designados Estádios de Desenvolvimento Pré-Natal.
Assim, durante estes estádios, o organismo pode ser designado por Zigoto, Embrião ou Feto.


Após Nascimento/ Infância
Até à idade adulta a cabeça aumentará para o dobro do tamanho e os braços e as pernas atingirão um comprimento cinco vezes maior ao que têm quando o bébé nasce.
O crescimento das raparigas é geralmente mais estável do que o dos rapazes. Estes, por sua vez, têm tendência para dar os chamados ‘saltos de crescimentos’.

No que diz respeito ao Sistema Nervoso, podemos dizer que este se encontra completo na altura do nascimento pois o número de células nervosas não aumenta, embora o tamanho destas células aumente e sejam necessários anos até que este sistema se encontre totalmente funcional. O funcionamento maduro do córtex cerebral, essencial à aprendizagem e ao comportamento complexo, só é possível por volta dos dois anos de idade, continuando a sua maturação até aos doze ou quinze anos.

No que diz respeito ao Desenvolvimento Motor, existe uma sequência na aprendizagem das capacidades motoras:
- da cabeça em direcção aos dedos dos pés (progressão céfalo-caudal);
- do eixo central do corpo para fora (progressão próximo-distal);
- das acções concentradas para as específicas (progressão da acção concentrada para a específica);
A sequência deste desenvolvimento ocorre de igual forma em quase todas as crianças.

Quanto ao Desenvolvimento Sensorial, o paladar parece ser o sentido mais apurado à nascença pois os bebés têm-se mostrado capazes de distinguir o sabor doce do amargo. Alguns bebés respondem aos sons quase imediatamente a seguir ao nascimento, enquanto que outros apenas após alguns dias. Em relação ao olfacto foram feitos estudos que provam que os bebés sentem o cheiro do leite quase desde o nascimento. A visão desenvolve-se mais lentamente.

Relativamente às Ligações Afectivas acredita-se que ocorra um processo semelhante ao imprinting nas aves, que consiste na produção de uma forte vinculação afectiva entre a mãe e o bebé após contacto directo entre os dois que se deverá efectuar nos três primeiros dias de vida do bebé. Desta forma coloca-se a hipótese da existência de um período específico para o surgimento da ligação afectiva.

O Desenvolvimento da Linguagem é muito influenciado pela aprendizagem, embora possua uma componente biológica, a prova disso é que em todo mundo os sons que as crianças da mesma idade emitem são sensivelmente os mesmos e vão evoluindo pela mesma ordem
Em geral as raparigas começam a falar mais cedo, possuem um vocabulário mais extenso e têm menos problemas de linguagem (como gaguejar) do que os rapazes. A hipótese da existência de um período sensível, no que diz respeito à aprendizagem da linguagem, mostra como é importante o factor tempo, assim se a estimulação do meio for demasiado tardia provavelmente a aquisição normal da linguagem não será possível.

Adolescência

A adolescência é um período de alterações físicas, morfológicas e hormonais. Nas raparigas a adolescência é sinalizada pelo aparecimento da primeira menstruação, o desenvolvimento dos seios, pelo aparecimento dos pelos púbicos, etc. Nos rapazes a adolescência é sinalizada pelo aparecimento dos pelos púbicos, pelo aparecimento da primeira ejaculação, pelo aumento do pénis e dos testículos, e também por outras alterações.
Quando o desenvolvimento destas mudanças características da adolescência não ocorre de maneira normal ou no período que se espera, podem surgir alguns problemas.
Alguns dos Problemas Específicos das Raparigas podem relacionar-se com o aparecimento da primeira menstruação muito cedo, pois as raparigas com maturação precoce podem não estar psicológicamente preparadas. Também o desenvolvimento e tamanho dos seios pode ser um factor traumatizante visto que estes simbolizam a sexualidade e a entrada na idade adulta.
Alguns dos Problemas Específicos dos rapazes relacionam-se com uma maturação tardia, pois os rapazes com maturação tardia tendem a ser mais baixos, mais fracos e consequentemente piores atletas. O tamanho do pénis é também uma preocupação para os rapazes: um rapaz com um pénis pequeno é muitas vezes ridicularizado e a sua masculinidade é posta em causa.

Existem algumas diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia, como por exemplo o facto de os rapazes com maturação precoce se sentirem mais autoconfiantes do que os com maturação tardia.
Desta forma é importante ajudar a desenvolver a confiança dos rapazes com maturação tardia e dar um apoio especial às raparigas com maturação precoce.

A nível de comportamento sexual, o comportamento dos rapazes é diferente do comportamento sexual das raparigas:
- os rapazes começam a actividade sexual mais cedo do que as raparigas,
- as raparigas dão menos ênfase ao sexo;
- existem mais rapazes a perder a virgindade antes do casamento do que as raparigas;
- existem mais rapazes que atingem o orgasmo através da masturbação do que as raparigas.

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