domingo, 29 de maio de 2011

Hereditariedade vs. Meio



Os defensores da hereditariedade defendem que o comportamento e o desenvolvimento de cada indivíduo já estão pré definidos pela informação contida no material genético de cada um. A prova disso é o facto de que muitas vezes um ou os dois pais contém uma característica, por exemplo a teimosia, que os seus filhos também têm.
No entanto os defensores do meio argumentam que o meio onde o indivíduo cresce é o factor mais influenciável no comportamento e desenvolvimento do organismo. Como prova disso já foram analisados gémeos separados à nascença que cresceram em meios diferentes e que têm comportamentos, capacidades intelectuais, personalidades e gostos diferentes.
Assim, podemos afirmar que o organismo é o produto da hereditariedade em interacção com o meio que o rodeia.
Personalidade
Personalidade é o conjunto de características Psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a Individualidade pessoal e social de alguém .
Os Factores que influenciam a personalidade são as Influências Hereditárias, as Influências do meio social e as Influências das experiencias sociais.





Exemplo – “Nell”
Resumo do Filme
Nell é uma jovem que cresceu com a sua mãe, numa floresta, longe de todo o tipo de civilização. A sua mãe tinha metade da cara paralisada, por isso não conseguia falar normalmente. Como Nell cresceu apenas com interacção com a sua mãe (e irmã gémea já falecida) aprendeu a expressar-se através de um linguagem "danificada".
Quando a sua mãe morreu Nell foi descoberta por um rapaz que de vez enquanto passava lá para deixar alimentos. O xerife local pediu ajuda a Dr. Lovell. Este na tentativa de ajudá-la a socializar-se e integrar-se na sociedade, conversou com a Dra Paula Olsen, mas esta tinha uma perspectiva diferente. Enquanto que o Dr. Lovel queria ajudá-la aos poucos, mantendo-a no seu "habitat", a Dra Paula Olsen queria ajudá-la trazendo-a para um laboratório onde ela seria estudada e tratada.
Nell acabou por acabou por  conseguir perceber quase na totalidade a linguagem "humana", por conseguir pronunciar mais palavras e fazer-se entender melhor. No entanto nunca atingiu um grau de desenvolvimento linguístico e comportamental como o que teria, caso o seu desenvolvimento se tivesse desenrolado no seio da civilização.

Relação do filme com a temática da hereditariedade vs meio
O filme "Nell" serve para comprovar a influência da hereditariedade e do meio no desenvolvimento e a interacção indispensável destas.
A hereditariedade determina a nossa predisposição para a linguagem, no entanto o desenvolvimento da mesma está muito dependente do meio em que se desenvolve. Assim como o meio por si só não nos torna aptos para falarmos, se geneticamente não estivermos "programados" para tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário