Erikson
Desenvolvimento psicossocial
Erikson dá particular importância aos aspectos sociais e culturais no desenvolvimento da personalidade. Assim, este professor alemão, apesar de ser discípulo de Freud discorda em 4 pontos fundamentais da sua teoria:
1- Valorização exagerada da energia libidinal como chave explicativa do desenvolvimento;
2- Redução do desenvolvimento aos períodos que decorrem da infância à adolescência;
3- Subestimação das interacções indivíduo-meio;
4- Privilégio concedido à vertente patológica da personalidade.
Na teoria psicossocial de Erikson o conceito de crise é fundamental para a construção da personalidade Erikson defende que a personalidade se desenvolve através das vivencias dessa “crises”. A resolução de uma crise em determinado estádio torna o indivíduo mais seguro na relação consigo mesmo e com os outros. O psicólogo alemão designa ainda como virtudes o que cada pessoa ganha com a resolução positiva de uma crise.
Os 8 estádios da teoria do desenvolvimento psicossocial:
1- Confiança/desconfiança. Ocorre desde o nascimento até aos 18 meses de vida. Através da relação com a sua progenitora o bebé ganha ou não confiança em si mesmo e na relação com os outros. As virtudes que resultam desta crise são a esperança e o impulso.
2- Autonomia/vergonha e dúvida. Ocorre desde os 18 meses até aos 3 anos. As crianças neste estádio sentem a necessidade de explorar o seu corpo e o meio que os rodeia, no entanto já se tem de cingir a determinadas regras impostas pelos pais e pela sociedade. As virtudes que resultam desta crise são a força de vontade e o autocontrolo.
3- Iniciativa/culpa. Ocorre entre os 3 e os 6 anos. Este estádio vem na sequência do anterior. A virtude que resulta desta crise é a tenacidade.
4- Indústria/inferioridade. Ocorre desde os 6 anos até aos 12.Este é o ultimo estádio antes da adolescência onde a criança faz grandes aprendizagens quer ao nível académico quer ao nível social. A virtude fundamental que resulta desta crise é a competência.
5- Identidade/confusão de identidade. Ocorre durante a adolescência. Este é o período ao qual Erikson atribui maior importância por ser o período da vida que faz a ponte entre a infância e a idade adulta. Neste estádio o adolescente adquire a sua identidade psicossocial. As virtudes que resultam desta crise são a lealdade e a fidelidade.
6- Intimidade/isolamento. Ocorre entre os 20 e os 35 anos aproximadamente. Neste estádio os jovens sentem a necessidade de estabelecer relações de intimidade, sejam elas amorosas ou de amizade. As virtudes desta crise são o amor e a filiação.
7- Generatividade/estagnação. Ocorre entre os 35 e os 60 anos. Neste estádio o individuo pretende a sua afirmação pessoal quer no trabalho quer ao nível familiar. Sente a necessidade de olhar pela geração futura. As virtudes desta crise são o cuidado, ajuda aos outros e a produção.
8- Integridade/desespero. Ocorre a partir dos 60 anos. Esta etapa reflecte-se no balanço que cada pessoa faz da sua vida. As virtudes são a sabedoria e a renúncia.
Sem comentários:
Enviar um comentário