domingo, 29 de maio de 2011

Experiência Precoce

Freud afirmava que o desenvolvimento da personalidade era produto das experiências vividas na infância, neste sentido foram concebidas escolas com o objectivo de melhorar o crescimento emocional e pessoal nestas idades.
Os defensores do meio como factor preponderante na formação da personalidade, em oposição aos defensores da hereditariedade, propunham que o homem aprende a seguir um estímulo apenas se este lhe for apresentado durante um período de tempo crítico.
 
Os estudos de Nancy Bayley
Nancy Bayley estudou o crescimento e desenvolvimento humano, tendo retirado desses estudos as seguintes conclusões:
·         Os QIs não são constantes, existe uma variação considerável do QI ao longo do tempo;
·         A variabilidade do QI é maior durante os primeiros anos de vida, a estabilidade do QI é proporcional à idade;
·         A capacidade intelectual pode crescer durante toda a vida, não estagna no fim da adolescência pode aumentar pelo menos até aos cinquenta anos, a capacidade intelectual cresce se for estimulada a tal;
·         As estruturas intelectuais mudam com a faixa etária;
Curva do crescimento intelectual de Benjamin
Benjamin Bloom traçou a curva de crescimento com aceleração negativa para o desenvolvimento intelectual, o que significa que com a idade as capacidades intelectuais tendem a aumentar a um ritmo mais lento.
Este mesmo autor afirma a importância da experiência precoce no desenvolvimento cognitivo, e realça que com seis anos de idade, dois terços da nossa capacidade intelectual já está formada
Bloom conclui que não só um ambiente privado de estímulos enriquecedores afecta o desenvolvimento intelectual, como também o facto de se deixar passar um período crítico de desenvolvimento intelectual.

Hunt: Privação de estímulos vs Restrição motora
Hunt por sua vez afirmou que a privação precoce de estímulos pode afectar o desenvolvimento motor normal, mais do que a restrição motora precoce. Insiste que a variedade de estímulos é crucial para o desenvolvimento intelectual. No entanto é necessário ajustar o nível de complexidade ao desenvolvimento da criança de modo que constitua um desafio possível.
Perspectiva de Piaget quanto à aquisição de conceito
Piaget formulou uma teoria acerca de como as crianças aprendem a formar conceitos. Esta teoria sugere que aprendem um conceito, considerando-o uma entidade isolada do meio.
Exemplo: uma criança que reconhece que a quantidade de líquido existente em dois copos de largura diferentes pode ser o mesmo independente da altura que atingem em cada um dos copos, já adquiriu o conceito de volume, contrariamente à criança que pensa que o copo que contém mais água é aquele cujo nível da água é mais alto independentemente da sua largura.

Bases Biológicas
Donald Hebb propôs um modelo teórico da organização da actividade neuronal, que sugeria que essa organização dependia da estimulação ambiental. Assim realçou a importância da experiência precoce no desenvolvimento, especialmente no desenvolvimento cognitivo, pois viu o cérebro como algo desorganizado que se organiza lentamente à medida que é estimulado.

Estimulação Ambiental
É necessária uma estimulação ambiental para que ocorra um desenvolvimento fisiológico apropriado, visto que o aparelho perceptivo e neuronal não se desenvolve automaticamente.
Joseph Altman desfiou a perspectiva tradicional de que as crianças recém nascidas possuem todos os neurónios que alguma vez terão.
Austin Riesen também demonstrou que o aparelho sensorial deve ser estimulado para que se desenvolva de forma apropriada. Realizou experiências com gatos e com chimpanzés, criando-os na completa escuridão o que provocou em ambas as espécies danos permanentes no aparelho visual, embora nos gatos esses danos tenham sido menos severos. Este facto revela que a estimulação é mais importante à medida que progredimos na escala filogenética.

O Berço de Skinner
Skinner, comportamentalista, pedia aos pais para criarem os filhos na sua invenção de 1945, o Berço de Skinner. Era um compartimento com temperatura controlada, livre de germes, à prova de som, onde o bebé podia dormir sem cobertores (ou qualquer roupa, a não ser uma fralda), aqui o bebé tinha menor probabilidade de se constipar ou de sofrer de erupções da pele. Contudo, neste berço o bebé contacta com um ambiente constante, podendo não lhe proporcionar uma variedade de estímulos enriquecedora, importante para o desenvolvimento intelectual.

Programas de Intervenção Precoce
Os proramas de intervenção precoce têm o objectivo de preparar melhor as crianças de níveis sócio-económicos desfavorecidos para conseguirem atingir maior sucesso escolar. Após experimentações, estes programas revelaram produzir os seguintes efeitos:
·         melhores classificações;
·         menos reprovações;
·         menos faltas;
·         menos alunos enviados para ensino especial;
·         maior número de pessoas a ingressarem no ensino secundário;
·         mais pessoas a prosseguirem estudos após o ensino secundário;
·         menos delinquência;
·         maior emprego;
·         menor dependência de programas de assistência;
·         menos detenções pela polícia;
·         menos mulheres grávidas antes do casamento;
·         maior preocupação em ajudar família e amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário