domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento ao longo da idade adulta - Maturidade

“A verdadeira maturidade é atingir a seriedade de uma criança brincando." (Søren Kierkegaard)
O tema da maturidade despertou-nos algum interesse, pois achamos que existe alguma discrepância entre as pessoas, no que elas acham que esta é e a idade em que é atingida.
Em termos legais, em Portugal, a maturidade é atingida aos 18 anos (idade em que se pode tirar a carta, etc.), no entanto, nos Estados Unidos da América, a partir dos 16 os jovens já podem conduzir, e apenas podem consumir álcool a partir dos 21. Isto prova como em cada cultura, as pessoas acham que é atingida em diferentes idades.


Mas afinal, o que é a maturidade?

Existem vários factores que levam as pessoas a dizerem que alguém já é maturo ou adulto, morar sozinho, ter um emprego, ter um filho, no entanto diversos estudos vieram afirmar que para isto acontecer é necessário haver uma mudança de personalidade, levando a que uma pessoa se torne mais independente, sem medo da solidão e responsável.
Deste modo, não existe uma idade certa para nos tornarmos maturos, alguém de 31 anos não é mais maturo que alguém de 25, tudo depende das vivências e da própria pessoa em si, da modificação desta perante cada situação.
Em termos sociais podemos usar os relógios biológicos para nos orientarmos. Estes indicam-nos se estamos a progredir demasiado devagar, ou depressa em termos de eventos sociais. Se fizermos algo cedo ou tarde demais o nosso stress ao realizar esse algo vai ser maior. A rigidez dos relógios biológicos tem vindo a diminuir nos últimos anos e existe uma maior flexibilidade dos mesmos de acordo com a classe social: quanto maior esta for maior será a flexibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário